quarta-feira, 20 de julho de 2011

Kung-Fu




















O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem.


A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.



No Kung Fu existem muitos estilos. Estima-se que são mais de 1000, é claro, que muitos se perderam com o passar do tempo. Mas entre os que estão ativados, uns são fundamentados em animais e outros não. Entre os que estão relacionados animais, os mais populares são: Tigre, Louva a Deus, Garça, Serpente, Gato, Leopardo, Águia. Mas todos seguem um padrão técnico bastante semelhante no jeito de executar suas técnicas.

O Kung Fu traz equilíbrio e harmonia, fortalece os ossos e os músculos, é ótimo para regular o peso quando acompanhado de alimentação saudável. Com seus movimentos sincronizados deixa após á prática uma sensação de bem estar. Traz auto-estima, autoconfiança, desenvolve espírito de liderança, defesa pessoal e beleza corporal .

.