segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Música Tradicional China





O sábio não se exibe, por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.


Lao-Tsé


Beautiful Chinese Music - Bamboo Flute





A atividade vence o frio.
A quietude vence o calor.
Lao-Tsé



 O sábio pode descobrir o mundo sem transpor a sua porta. Vê sem olhar, realiza sem agir.
Lao-Tsé





O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido.
Lao-Tsé



Lança o saber e não terás tristeza.
Lao-Tsé

Aquele que tudo julga fácil, encontrará muitas dificuldades.
Lao-Tsé

Classical Chinese Music. 古箏 For TaiChi Quan

sexta-feira, 13 de setembro de 2013





Quando percebes que nada te falta, o Mundo inteiro te pertence.
Lao-Tsé




O tempo é uma coisa criada. Dizer 'Eu não tenho tempo', é o mesmo que dizer, 'Eu não quero'.
Lao-Tsé




O amor é vitorioso no ataque e invulneravel na defesa.
Lao-Tsé




Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida.
Lao-Tsé




"O homem realmente culto não se envergonha de fazer perguntas também aos menos instruídos." 
 Lao-Tsé




O "Jin Yue" (peixe dourado) aparece na China com frequência como adorno nos comércios, onde representa abundância, riqueza e fertilidade.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Traditional Chinese Music-纯音乐-青藏高原

Borboleta





Para a cultura Asiática a borboleta representa a longa vida (Tieh en Chinês) e as suas obras de arte refletem este aspecto. Eles também transportaram esse símbolo para a vida moderna, imprimindo em "papagaios", que são um hobby comum na China. Inclusive existe um símbolo na cultura Chinesa que significa Amor que descreve 2 borboletas a beijarem-se no ar. Na China é também dado o significado de Amor Jovem, no sentido de um Amor que não acaba.
As culturas asiáticas têm vindo a atribuir significados e compreensão à borboleta bem antes da cultura americana a espalhar ainda mais. Liberdade, paz, e transformação são alguns dos significados que transitou da cultura asiática.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Baoding

  



Bolas baoding  são artefatos de origem chinesa utilizados para exercitar as mãos, são também conhecidos como bolas da saúde. O conjunto é composto por duas ou mais bolas de tamanho pequeno, tradicionalmente de ferro.

As bolas de ferro chinesas surgiram em Baoding, uma cidade de história milenar da China. A criação da bola de ferro data da dinastia Song (960 - 1127 dC), usada na época como um dos componentes da arte marcial Budista. Na dinastia Ming (1368 - 1644 dC) um artesão de armas que vivia em Cuan Shiqiao, guiado por um sonho celestial, criou duas bolas de ferro, para uso conjunto, baseado no conceito do ying-yang, surgindo assim as bolas:

"Uma que fala como o dragão e outra que canta como a fênix".


Ansioso ao ouvir falar dessa criação, o imperador contratou esse artesão de armas para servir a família imperial, produzindo as bolas de ferro somente para a corte. Logo a nova criação ficou conhecida como o "tesouro do Palácio".

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dança dos Leões




Para os chineses, o leão representa prosperidade e simboliza a força e a bondade. A dança dos leões faz parte do patrimônio cultural e guerreiro do kung fu chinês e sempre está presente nas comemorações do Ano Novo. A dança é executada com três leões: vermelho, preto e colorido.

As artes de combate foram sempre inspiradas nos animais, de seus gestos e atitudes.Essa particularidade é mais nítida no Kung-Fu onde os estilos, posturas e técnicas possuem nomes de animais.
A Dança do Leão faz parte do patrimônio cultural e guerreiro do Kung-Fu chinês, ainda que o Leão nunca tenha sido catalogado na fauna chinesa, esse animal representa para os chineses prosperidade. Ele simboliza o elemento yang, a força e a bondade.


Ele é uma figura alegórica do ano novo chinês que acontece geralmente no mês de fevereiro. Muito popular tanto no sul como no norte do país, a Dança do Leão varia de forma nos lugares onde é executada. Na China do norte, esforça-se para tornar os leões realistas ao nível de sua aparência e de seus movimentos. Trata-se então de um simples divertimento. Enquanto que na China do sul, a Dança do Leão é executada por escolas de Artes Marciais.

Macaco




Dotado de uma inteligência natural, resolve os problemas com grande facilidade. É uma companhia divertida, por isso tem muitos amigos, que lhe fazem algumas confidências. Determinado, luta por aquilo que quer com muita garra, mas é incapaz de magoar propositadamente.

Tai Chi Chuan





Tai Chi Chuan é uma milenar Arte Marcial de origem chinesa, fundamentada na observação do movimento dos animais, da Natureza e dos seus ciclos, transmitida de geração em geração. Atualmente esta Arte é praticada no mundo todo.

Os princípios do Tai Chi Chuan são extensos e estão associados à sabedoria taoista do cultivo da saúde e do bem estar por meio da vida natural, exercícios respiratórios e da prática de movimentos lentos, suaves e relaxados.


Treinar Tai Chi é como "acariciar nuvens";sua prática propicia sensação de paz, auto controle, serenidade e flexibilidade incomparáveis.

Um antigo provérbio chinês diz: "praticando o tai-chi a cada dia se adquire a força do lenhador, a flexibilidade de um menino e a mente de um sábio". Há técnicas mais parecidas com as artes marciais e técnicas bem suaves e calmas, baseados nos mesmos movimentos.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Deusa chinesa da lua - Chang-O





Durante o mês de setembro na China, comemora-se o Festival do Meio-Outono. Até onde se pode lembrar, os chineses têm celebrado o Festival do Meio-Outono no décimo quinto dia do oitavo mês lunar, para comemorar o fim da temporada de colheitas. Nesta data, a lua de outono fica muito grande, por isso ela é um símbolo proeminente durante estas festividades. Parentes e amigos passam a noite comendo saborosos "bolos de lua" ao luar e contando a história da deusa Chang O, a dama da lua. E também nesse mesmo mês, no dia 10 de setembro, durante o Twan Yuan Chieh, a Cerimônia das Mulheres na China. Celebrava-se, neste dia, a deusa da Lua Chang-O ou Heng-O, com festas, danças e oferendas de bolos em forma de semi-lua chamados "jue-ping".

Men Shen










Men Shen significa "o Deus da porta", que são dois irmãos. Fala-se que eles são Shen Tu e Yu Lei, que sabem capturar espíritos. Num livro escrito na Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C), contou-se uma história sobre os dois irmãos: eles moravam na Montanha de Du Shuo; havia uma grande árvore de pêssego na montanha, todo dia de manhã, os irmãos inspecionavam os espíritos abaixo da árvore; se algum espírito fizesse mal é levasse prejuízos para o mundo humano, os irmãos mandariam um tigre para comê-lo. Mais tarde, as pessoas pintaram Shen Tu e Yu Lei em duas peças de madeira, e os colocaram nas portas para expulsar espíritos.

Dao Fu





Dao Fu, é a coisa mais difícil para explicar. "Fu" é um caractere chinês, significa "a sorte" e "a felicidade". É um costume colocar o caractere Fu na porta e na parede durante o ano novo chinês. Muita gente o coloca de cabeça para baixo, porque "de cabeça para baixo" na língua chinesa é "Dao", que tem a mesma pronúncia do caractere "chegar". Assim, colocar o caractere Fu de cabeça para baixo tem o sentido que a sorte já chegou.

Chuang Hua





Chuang Hua é uma decoração na janela, normalmente de cor vermelha. Chuang Hua significa "a flor na janela". Isso é um tipo de arte de papel: com tesoura ou faca, recorta-se o papel em forma de flores, plantas, pessoas, bichos, ou quaisquer desenhos. Colocam-se os desenhos nas janelas.

Classical Chinese Music. For TaiChi Quan

Pólvora






Foi criada por alquimistas chineses no século 9. Consiste em uma mistura de nitrato de potássio, carvão vegetal e enxofre.

Sericultura





De acordo com vestígios arqueológicos, as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a. C. O produto era a mercadoria mais cara da China.

Vocabulário





 Lǎoshī = professor(a) 

 Xièxie = obrigado(a) 

 Méishì/méishì er = sem problema 

 Bù yòng xiè = não precisa agradecer (de nada) 

Bù kèqì = de nada

Beautiful Chinese Music

Pequinês









Pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. De acordo com lenda chinesa, este pequeno canino é o resultado de um amor impossível entre um leão e uma diminuta macaca. Com o auxílio do deus Hai Ho, o leão sacrificou seu tamanho por amor, nascendo assim o pequinês, bravo como pai, pequeno, inteligente e doce como a mãe. De concreto, sabe-se que esta raça existe há mais de 4 000 anos, embora tenha se tornado conhecida através da ascensão do Budismo, quando conquistou o estatuto de animal sagrado, sob a alcunha de "leão de Buda", e vivia isolado na Cidade Proibida. Todavia, em 1860, após saque feito ao Palácio Imperial por tropas britânicas, estes cães foram levados ao Ocidente. Dizem os registros históricos que apenas cinco destes animais sobreviveram ao massacre promovido pela realeza chinesa, que preferia ver seus bichos mortos a vê-los nas mãos de estrangeiros.

 Na China Antiga, somente os imperadores chineses podiam ter um cão pequinês. Eles vivam dentro da Cidade Proibida. Quando o imperador morria, o cão era sacrificado.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Papel





Foi inventado pelo cortesão do império chinês Ts'ai Lun (50-121). Ele refinou e popularizou o processo de misturar fibras de árvores e caules de trigo com a casca de um tipo de amoreira, triturando-as e colocando a mistura sobre um tecido trançado.

Papel higiênico






 O registro mais antigo do uso de papel higiênico é chinês, do século 6, quando Yan Zhitui, erudito e oficial do governo, emitiu um alerta contra usar textos com dizeres filosóficos para limpar o traseiro.

Papel moeda





Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806; mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.

Bússola






Os chineses descobriram o efeito direcional da magnetita no século 4 a.C. As primeiras bússolas consistiam em um pedaço de pedra-ímã preso a um pau para flutuar em uma bacia de água.

Pipa






A pipa foi inventada na China há cerca de três mil anos. O primeiro texto que descreve o objeto foi escrito pelo filósofo Mo Tzu.

Sinos





Foram inventados em meados de 3.000 a.C. e eram chamados de lings. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China Central. No século 5 a.C. 
Os sinos eram usados como instrumentos musicais em rituais.




A Ópera chinesa ( xìqǔ) é uma forma popular de drama e teatro musical na China.
É um teatro misturado de elementos como a literatura, a música, o canto, a dança, as belas artes, as artes marciais, o malabarismo e a arte espetacular.

domingo, 1 de setembro de 2013

Inscrito em um pavilhão em meio à neblina





As flores na primavera, a lua de outono
entram à poesia. Nos claros dias e noites
habitam os deuses. Subo as cortinas, mantenho-as
todas abertas: a cama encara as montanhas.


Pan Yue