sábado, 24 de janeiro de 2015

Jardim chinês






 Pode datar de 2.000 a.C. o início das atividades de jardinagem na China. A jardinagem chinesa tem sua origem numa paisagem de rara beleza e flora riquíssima. Os parques das casas dos antigos imperadores não eram mais do que uma porção da paisagem cercada, onde a tarefa do jardineiro limitava-se a ordenar o já existente.
Acreditava-se que no norte da China havia um lugar para os imortais. Como o Imperador Wu não conseguiu encontrá-lo na realidade, decidiu então criá-lo na fantasia. Dessa maneira surgiu o jardim "lago-ilha".
No final do século VI, com o surgimento de um novo imperador, um novo jardim "lago-ilha" foi criado: o Parque Ocidental, com perímetro de 113 km e contendo 4 imensos lagos cobertos de lótus e rodeados de chorões. Trabalharam na sua construção 1 milhão de pessoas. Monumentais palácios de cor vermelha se ergueram no meio das rochas.

domingo, 18 de janeiro de 2015






Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Lao-Tsé




Lança o saber e não terás tristeza.

Lao-Tsé






O mestre disse a um dos seus alunos: Yu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento..

Confúcio






Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber.

Confúcio

terça-feira, 13 de janeiro de 2015






Quem não tem fisionomia amistosa , não deve abrir uma loja.

Provérbio chinês





De Nanquim a Pequim nenhum comprador é tão esperto quanto o vendedor.

Provérbio chinês





Gozar um dia de lazer ininterrompido é ser imortal por um dia.

Provérbio chinês





Podemos ser donos do jardim, mas nunca das flores nem das árvores.

Provérbio chinês





Um livro é como um jardim de bolso.

Provérbio chinês

Beautiful Chinese Music【11】Traditional【Treasure】

sábado, 3 de janeiro de 2015






Homens tropeçam em formigueiros, mas não em montanhas.

Confúcio





Uma polegada do dial do relógio solar vale mais do que doze polegadas de jade.

Provérbio chinês

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Música instrumental chinesa

Ano da Cabra - 2015







Para quem não sabe, o ano novo chinês, diferente do nosso, segue o calendário lunar. 2015 será o ano chinês da Cabra ou Ovelha (Sheep) e terá início em 19 de fevereiro de 2015 e vai até 07 fevereiro de 2016. O elemento para este ano é de madeira e a cor da sorte é verde.

Alguns chineses, principalmente os adeptos do Feng Shui, colocam 4 de fevereiro como o início do ano chinês, sempre, com o objetivo de ter uma data para traçar previsões, estudos e curas para o ambiente em que é aplicado. Mas a entrada do ano novo chinês oficial é a do calendário lunar.
A Cabra é o oitavo signo na astrologia chinesa e como o  número “8” é considerado um número de muita sorte, pois simboliza a sabedoria, a fortuna e a prosperidade, as previsões são boas de modo geral.
Apesar disso,  na China, os casais com a intenção de ter filhos, fizeram uma corrida contra o relógio para que os seus bebês nascessem antes de se iniciar o ano da cabra. Segundo os chineses, a cabra não é um bom signo para mulheres, pois é um animal muito pacífico, submisso, e eles não querem arriscar de ter uma menina e ainda no ano da cabra. Mas isso são superstições, crendices populares que se perpetuam geração a geração.
O interessante é como o chinês dá importância à isso. No ano do Dragão (2012), teve a corrida oposta… todos queriam que seus filhos, seja de que sexo fosse, nascessem no ano do Dragão, por conta das características desse signo. Mas isso é outra história!rs
Por outro lado, li que este ano será especialmente de sorte para as pessoas que nasceram no ano da cabra. Vai saber, né?

As previsões para o ano da cabra (ovelha) para 2015 :

As previsões são baseadas na astrologia chinesa, com seus cinco mil anos de existência.
A cabra é uma energia Yin, um símbolo de paz,  convivência harmoniosa e tranquilidade. Esse é o estado de espírito primário e fundamental para este ano. Embora haja conflitos, estes  serão evitados e será realizado um período de reparação e de compromisso para garantir que a paz seja mantida.