sábado, 30 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
A seda
Os primeiros a conhecer a seda foram os chineses. Descobriram que podiam fabricar com ela um tecido para fazer vestidos, e acharam um meio de a extrair dos animais que as produziam. A palavra seda é usada para denominar as secreções de filamentos, produzidas pelas lagartas de alguns tipos de borboletas. Por isto as lagartas são popularmente conhecidas como "bichos da seda".
A descoberta da seda data de aproximadamente 2.600 ano A.C., quando o imperador chinês Hwang-Te confiou a criação do bicho da seda à sua espôsa, Hish-Ling-Shi.
Os chineses observaram que as lagartas podiam viver, prosperar e se criarem em cativeiro, desde que bem alimentadas com folhas de amoreira. Para se ter uma idéia, a partir de 30 gramas de ovos, saem aproximadamente 40.000 bichos, que devoram em oito semanas, 350 quilos de folhas.
Quando nasce, a lagarta não pesa mais que uma décima parte de um miligrama. Na fase adulta, com um comprimento de nove centímetros, ela pesa 10 gramas. Chega o momento então de transformar-se em crisálida, quando então fia a famosa seda.
Os chineses guardaram seus conhecimentos o melhor que puderam, pois desejavam ser os únicos a produzir a seda, que vendiam pelo mundo todo. A seda era transportada por terra, atravessando o Himalaia, a Índia e a Pérsia, até chegar à Turquia, Grécia e Roma, num percurso conhecido como Rota da Seda.
No ano 550, o imperador romano Justiano, resolveu implantar a indústria da seda no império do Oriente e, para isto enviou secretamente dois frades persas à China, para que trouxessem alguns ovos do bicho da seda e os conhecimentos necessários para sua criação.
Quando conseguiram a quantidade de ovos desejada, os dois frades retornaram com os mesmos, escondidos em um bambu, levando-os para Constantinopla. Após incubados, a criação desenvolveu-se sendo confiada a amigos do imperador. Com o tempo, o conhecimento espalhou-se por outros países, não ficando mais a criação do bicho da seda restrita a um privilegiado grupo de pessoas.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Os antigos chineses acreditavam que a música possuía poderes mágicos, achavam que ela refletia a ordem do universo. A música chinesa usava uma escala pentatônica (de cinco sons), e soava mais ou menos como as cinco teclas pretas do piano. Os músicos chineses tocavam cítara, várias espécies de flautas e instrumentos de percussão.
terça-feira, 26 de junho de 2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
borboleta
Para a cultura Asiática a borboleta representa a longa vida (Tieh en Chinês) e as suas obras de arte reflectem este aspecto. Eles também transportaram esse símbolo para a vida moderna, imprimindo em "papagaios", que são um hobby comum na China. Inclusive existe um símbolo na cultura Chinesa que significa Amor que descreve 2 borboletas a beijarem-se no ar. Na China é também dado o significado de Amor Jovem, no sentido de um Amor que não acaba.
Apesar de as borboletas terem sido divulgadas pelas mais variadas formas de arte, não existe nada mais popular que os "papagaios" chineses com este símbolo. O "papagaio" borboleta é um dos mais populares no mundo inteiro. Na antiguidade, os "papagaios" eram utilizados como decoração de parede. Foi usado desta forma pelo significado da borboleta na cultura Chinesa. Com a borboleta, asseguraria-se uma vida saudável e longa devido ao uso desta decoração nas suas casas.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Escreva seu nome em Chinês
O site A-China
é gratuito, especializado no idioma chinês, que além de traduzir nomes,
também oferece – Curso de Chinês, Curso Pintura Chinesa, Dicionário
Chinês, Caligrafia e Pintura, Conversores, Pronunciação, Forum, entre
outras coisas. Gostei muito do site, é bem interessante mesmo.
Caso queira saber a tradução do seu ou algum outro nome para o chinês, japonês ou coreano, basta acessar o site A-China. Após isso, escolha o idioma desejado, digite o seu nome e clique em “Traduzir”:

Após traduzir, clicando sobre o nome, poderá ver a caligrafia chinesa:

Para criar sua pintura chinesa personalizada com a caligrafia do seu nome chinês, clique AQUI. Depois de ter criado seu nome em chinês, digite ele no campo “Escreva o nome chinês”, escolha uma pintura e clique no botão “Pintar”. Bem simples!!!
Caso queira saber a tradução do seu ou algum outro nome para o chinês, japonês ou coreano, basta acessar o site A-China. Após isso, escolha o idioma desejado, digite o seu nome e clique em “Traduzir”:
Após traduzir, clicando sobre o nome, poderá ver a caligrafia chinesa:
Para criar sua pintura chinesa personalizada com a caligrafia do seu nome chinês, clique AQUI. Depois de ter criado seu nome em chinês, digite ele no campo “Escreva o nome chinês”, escolha uma pintura e clique no botão “Pintar”. Bem simples!!!
Kunming
Kunming, cidade no sudoeste da China é considerada uma cidade ”tocada por Deus”. As flores desabrocham na cidade em todas as estações do ano!
terça-feira, 19 de junho de 2012
O vaso chinês
Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara, que ela carregava nas costas.
Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. O último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio.
Por longo tempo a coisa foi em frente assim, com a senhora que chegava em casa com somente um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha de seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer. Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amarga derrota de ser rachado, o vaso falou com a senhora durante o caminho:
_ Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até sua casa!
A velhinha sorriu:
_ Você reparou que lindas flores tem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todo o dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa! Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa!
Cada um de nós tem o próprio defeito. Mas o defeito que cada um de nós temos, é que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.
É preciso aceitar cada um pelo que é … E descobrir o que nele tem de bom.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Trata com as coisas enquanto ainda não são importantes
Ordena as coisas antes que comece a desordem
Uma árvore difícil de abraçar nasceu apenas de uma semente
Um pagode de nove andares começou com um punhado de terra
Uma viagem de mil léguas, começa sob teus pés
Por isso, o sábio atenta tanto para o começo quanto para o fim de tudo
E assim não fracassa.
Tao Te Ching
A Dança dos Pavões
É a dança tradicional dos Dai, minoria étnica do sul da China. A dança é feita como homenagem ao animal que os Dai consideram o símbolo da felicidade e dos bons presságios. Os movimentos são inspirados na imagem de um pavão que bebe água, banha-se na fonte, e por fim sacode a água do corpo. A festividade da dança e da música que a acompanha revela a reverência dos Dai ao pássaro.
Dança Kung Fu do Leque
Danças do leque são geralmente divididas em danças folclóricas e danças clássicas formais. Danças folclóricas incluem a dança kung fu do leque, que às vezes é chamada de dança tai chi do leque. Essas danças adicionam beleza aos exercícios de tai chi chuan ou exercícios de kung fu tradicionais. Danças kung fu do leque são geralmente repletas de estilos de luta, onde leques mais pesados são usados como armas.
Jardinagem
Pode datar de 2.000 a.C. o início das atividades de jardinagem na China. A jardinagem chinesa tem sua origem numa paisagem de rara beleza e flora riquíssima. Os parques das casas dos antigos imperadores não eram mais do que uma porção da paisagem cercada, onde a tarefa do jardineiro limitava-se a ordenar o já existente.
Acreditava-se que no norte da China havia um lugar para os imortais. Como o Imperador Wu não conseguiu encontrá-lo na realidade, decidiu então criá-lo na fantasia. Dessa maneira surgiu o jardim "lago-ilha".
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)