domingo, 15 de fevereiro de 2009

O jogo das nuvens e da chuva

Na mitologia chinesa as nuvens – yún - simbolizavam a Felicidade e a Paz enquanto a chuva simbolizava a Fertilidade e a Procriação. De acordo com as velhas tradições populares, a chuva era produzida por um dragão com a ajuda de bolas.

Em antigas versões da literatura chinesa (1500-770 a.C.) as nuvens e a chuva eram apresentadas como figuras metafóricas para as relações sexuais. As nuvens representavam as secreções vaginais da mulher e a chuva significava a emissão do sêmen no homem. Na velha cultura chinesa o acto sexual era designado simbolicamente como o jogo das nuvens e da chuva.

A dinastia Chou – 770-222 a.C. – seguindo os princípios da doutrina taoista, dividia as mulheres e os homens entre yin e yang. Segundo a tradição as mulheres tinham uma reserva inesgotável de essência yin e os homens uma reserva limitada de yang. Aos homens era proibido gastar a sua essência yang sem terem adquirido suficiente essência yin, isto é, um homem não podia ejacular sem antes adquirir a essência yin da mulher. Segundo a tradição, a violação desta regra traduzia-se no adoecimento do homem, podendo mesmo acarretar a sua morte.

Na dinastia Chin – 221 a.C. – 24 d.C. – a doutrina taoista foi substituída pela cultura confucionista passando as mulheres a ocupar um lugar inferior aos homens na sociedade. O contaco físico entre homem e mulher só se podia realizar no casamento e num quarto de dormir. Fora deste era-lhes vedado qualquer contacto físico. Para o confucionismo o ato sexual era só destinado à procriação e a sustentar a harmonia sagrada da família.

Yin e Yang são dois princípios fundamentais da filosofia taoista, cujo valor simbólico e significado variavam conforme as situações concretas. Completando-se, yang era o princípio “sol” e yin o princípio “sombra”. A passagem de um para o outro era fluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário