segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Casamento chinês



A data é determinada pelos astros e o bolo tem de ser bem grande.
 O número oito é considerado um algarismo de sorte, por isso muitos casais deram o nó neste dia. A idéia é começar uma nova vida com o pé direito. Os chineses escolhem dias de comemorações de acordo com a astrologia. É costume os casais casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário, em vez de à hora certa, assim começam a nova vida juntos numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir.

O vermelho é a cor dominante, até os lençóis da noite de núpcias devem ser deste tom.   É a tonalidade do amor e da prosperidade. Normalmente a decoração é toda em vermelho e dourado, assim como os convites, as lembranças e até a indumentária da noiva. Outra curiosidade: os noivos não fazem lista de presentes mas disponibilizam um envelope vermelho na mesa dos convidados. Para que assim, cada um colabore com um valor em dinheiro. Ao contrário dos casamentos ocidentais, no tradicional casamento chinês, a família do noivo é que organiza e paga toda a festa. Os bens do casal são transportados pelos familiares da noiva e do noivo para a casa nova em caixas vermelhas. Acredita-se que dá sorte os pertences estarem na casa dos noivos durante o casamento.

Na noite de núpcias, o quarto é decorado por velas e imagens de dragões chineses, que simbolizam prosperidade, sucesso e afasta os maus espíritos. O casal bebe vinho em taças unidas por um fio vermelho, com os braços entrelaçados, simbolizando a troca de energias e união. De manhã a noiva deve preparar a primeira refeição do noivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário