terça-feira, 19 de maio de 2009

Arte tradicional chinesa: Leque
















O leque chinês concentrou ao longo do tempo a essência da cultura chinesa. A arte embutida em sua fabricação e na sua estética nutre desta forma, a sabedoria chinesa.

O leque começou a ser fabricado na China há 3 mil anos. Os predecessores chineses utilizavam penas, bambu e seda em sua produção. Posteriormente, com o desenvolvimento da indústria de papel, este substituiu outras matérias primas empregadas para cobrir sua superfície.

Em 1975, numa tumba recém descoberta no distrito de Jin Tan, na Província de Jiangsu, foi desenterrado um leque com superfície de papel e cabo móvel de laca talhada.

Desde a dinastia Song, no século 11, a China começou a produzir leques dobráveis em grande escala. As superfícies mais empregadas eram de papel. Além de seu uso prático, também servia como artesanato. Os literatos chineses gostavam de escrever poemas e pintar nos leques e oferecê-los de presentes aos amigos.

No século 18, a obra "Leque de Flor dos Pessegueiros" criada pelo dramaturgo mais conhecido da China, Kong Shangren, descreve um romance que envolve um leque.

Na obra clássica "O Sonho do Pavilhão Vermelho" também há poemas em homenagem aos leques. Até hoje, nas áreas rurais do Sul da China, as mulheres expressam seu amor através de leques fabricados a partir do caule do trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário