terça-feira, 19 de maio de 2009

Leque chinês








Nas zonas rurais da China, quando uma mulher se apaixona, produz um leque e aguarda a chegada do verão para entregar à pessoa desejada no verão. A moça deposita o seu amor e esperança no leque.

Na primeira Festa de Barco de Dragão após o casamento, a família da jovem visita a filha levando presentes e, entre estes, o leque de caule de trigo é indispensável. O número de leques pode variar entre 20 e 100. Estes leques serão entregues aos parentes do marido, a fim de que manifestem respeito e amizade.

Além do uso cotidiano, o leque também servia como objeto de honra nas cortes. Um leque de dois mil anos de história, descoberto na ruína de Mawang, em Changsha, Capital da Província do Hunan, testemunha isso.

O leque mede 1.76 m de altura era sustentado por um escravo ou vassalo. Ele tinha duas funções. Por um lado, servia como de sombrinha. Por outro, simboliza o status social do dono.

Atualmente, com avanço da tecnologia e a mudança estética das pessoas, surgiram outros tipos de leque: feitos de plástico, automáticos, multifuncionais etc.

A vida moderna faz com que a função original do leque, a de se abanar, diminua ainda mais. Porém, como uma arte e decoração, ele está em moda. Mesmo nas metrópoles, você pode encontrar os leques feitos a partir de vários materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário