quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dança dos Leões




Para os chineses, o leão representa prosperidade e simboliza a força e a bondade. A dança dos leões faz parte do patrimônio cultural e guerreiro do kung fu chinês e sempre está presente nas comemorações do Ano Novo. A dança é executada com três leões: vermelho, preto e colorido.

As artes de combate foram sempre inspiradas nos animais, de seus gestos e atitudes.Essa particularidade é mais nítida no Kung-Fu onde os estilos, posturas e técnicas possuem nomes de animais.
A Dança do Leão faz parte do patrimônio cultural e guerreiro do Kung-Fu chinês, ainda que o Leão nunca tenha sido catalogado na fauna chinesa, esse animal representa para os chineses prosperidade. Ele simboliza o elemento yang, a força e a bondade.


Ele é uma figura alegórica do ano novo chinês que acontece geralmente no mês de fevereiro. Muito popular tanto no sul como no norte do país, a Dança do Leão varia de forma nos lugares onde é executada. Na China do norte, esforça-se para tornar os leões realistas ao nível de sua aparência e de seus movimentos. Trata-se então de um simples divertimento. Enquanto que na China do sul, a Dança do Leão é executada por escolas de Artes Marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário