sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Casamento chinês








Os casamentos chineses estão repletos de diferentes preparações simbólicas, muito diferentes dos casamentos ocidentais. Em termos de emoções são exatamente iguais aos ocidentais - bonitos, engraçados e românticos.
Cor

A cor vermelha é a cor normalmente usada nos casamentos chineses, pois para os chineses, esta cor representa o amor. A roupa da noiva é muitas vezes de cor vermelha, tais como os convites de casamento, as caixinhas das lembranças, e até os envelopes das ofertas em dinheiro.
Escolher o momento do casamento

Os chineses escolhem dias de comemorações de acordo com a astrologia. É costume os casais casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário, em vez de à hora certa. Desta maneira os casais começam as suas novas vidas juntos numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir em vez de estarem a baixar.
Antes do casamento

Antes do dia do casamento a noiva chinesa tradicionalmente entra em reclusão com as amigas mais próximas.
Ao contrário dos casamentos ocidentais, um casamento chinês é organizado e pago pela família do noivo. É frequente antes do casamento, a família do noivo transportar presentes de casamento em caixas vermelhas, para a casa da noiva. Um desses cestos ou caixas contém o "uang susu" ou o dinheiro do leite. Outros contêm presentes pessoais para a noiva, para que no dia do casamento todos os seus bens pessoais estejam na casa do noivo. Três dias antes do casamento, as mulheres da família da noiva retribuem o gesto, levando à família do noivo presentes embrulhados em papel vermelho.
Outro ritual importante é o facto de o casal comprar uma nova cama para a sua noite de núpcias, e cobri-la com novos lençóis, que deverão ser vermelhos. Caso o casal já tenha uma cama, não deverão deixar de comprar roupa de cama nova para o dia do casamento. Uma cama nova e uns lençóis novos simbolizam um começo novo, e supostamente trazem boa-sorte ao casal de noivos.
Dia antes do casamento

A noiva e o noivo, na noite anterior ao casamento, realizam uma cerimónia que envolve o pentear e o desentrançar dos cabelos; isto simboliza a entrada na idade adulta. A noiva deverá realizar esta cerimónia de baixo do olhar da lua para desejar descendência. Ambos devem escovar o cabelo quatro vezes, trazendo cada escovadela a boa-sorte. A primeira escovadela simboliza a união do casal desde o início do casamento até ao fim, a segunda escovadela trás harmonia e verdade até ao fim da vida, a terceira escovadela trará filhos e netos, e a quarta trará saúde e um casamento duradouro
O dia da cerimónia

Na manhã do casamento, o noivo é simbolicamente vestido pelos seus pais. O noivo chega à casa da noiva no caminho para o local de casamento. Ele deve levar presentes em dinheiro, embrulhados em tecido vermelho, para oferecer aos amigos da noiva, em retribuição por deixarem a noiva sair para casar. Ao sair de sua casa, a noiva não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro. Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.
O casal de noivos serve chá a ambos os casais de pais enquanto se ajoelham em sua frente para o fazer – um gesto simbólico para pedir permissão para o casamento. Depois disto o noivo e noiva partem para o local da cerimónia de casamento, juntos.
Cerimónia de casamento chinesa

A cerimónia de casamento é usualmente presenciada só pelos casais de linha directa das famílias. Em contraste com as preparações de casamento ocidentais super elaboradas, a cerimónia de casamento chinesa é muito simples. A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün. É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo. De seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, excepto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.
Depois da cerimónia

Tradicionalmente depois da cerimónia, os recém-casados, segurando a taça em ambas as mãos e ajoelhados, servem o chá primeiro aos pais do noivo, seguindo-se os familiares mais velhos até aos mais novos. A regra geral é ter a mulher do lado esquerdo e o homem do lado direito. As pessoas servidas sentam-se em cadeiras, enquanto os noivos se ajoelham. Em retorno, os recém-casados receberão envelopes vermelhos da sorte recheados com jóias ou dinheiro O casal normalmente costuma fazer uma sessão fotográfica profissional antes de atender à recepção do casamento.
Recepção do casamento chinesa

A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião. O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima. O cortar do bolo é o único evento da recepção. A noiva e o noivo oferecem um pedaço de bolo reciprocamente, com os braços entrelaçados, tentando não destruir a maquilhagem elaborada da noiva. Um pedaço do bolo é então cortado para ambos os pais dos noivos e para os avós; este pedaço será levado à boca dos seus pais e avós, pela noiva e pelo noivo, que segurarão no pedaço de bolo juntos. Por vezes é feito um brinde de casamento e os convidados são convidados a saudar os noivos e os seus pais. A música da recepção pode passar por um simples teclado musical, até à utilização de uma orquestra. É costume os convidados apertarem as mãos antes de abandonarem a recepção. Um casamento chinês mais elaborado, uma recepção sentada, poderá ter 9 ou 10 pratos diferentes.
As noivas chinesas habitualmente trocam de indumentária três vezes durante a recepção.
Ritual da noite do casamento

Na noite do casamento, o quarto dos noivos deverá ter acesas, velas com dragões e Fénix, para afastar os maus espíritos. Os recém-casados beberão vinho de duas taças atadas com um fio vermelho, com os braços entrelaçados. Este é o voto formal de casamento na cultura chinesa.
Depois do casamento

Na manhã do casamento a noiva deverá preparar o pequeno-almoço do noivo, e nos três dias seguintes ao casamento, os noivos deverão visitar os pais da noiva. O casal de recém-casados deverá levar presentes, e a família da noiva deverá retribuir com outros presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário