quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Suolinnang

Segundo se informou, havia um rico no distrito Deng com o sobrenome Xue. A sua filha, com o nome de Xue Xiangling, é muito adorada na família. Quando crescida, quer dizer na idade de se casar, os pais prepararam muito dote para ela, enquanto a mãe costurou uma bolsa bordada onde encheu de preciosidades. Segundo se disse, quem se casava levando essa Suolinnang, poderia ter filho o mais rápido possível.

No dia de casamento, Xiangling entrou no palanquim despedindo-se de seus familiares ao meio de melodias. Porém, no caminho, começou a chover. Todos foram abrigar-se num pavilhão próximo. Mas, do outro lado, veio mais um contingente de casamento, enquanto ecoava o choro da noiva no palanquim pequeno. Xiangling ficou surpreendida e mandou sua criada para perguntar o porque. Em fim, a moça no outro palanquim se chamava de Zhao Shouzhen, de uma família pobre e orfã de mãe. Ela chorava por que se preocupava com o pai deixado na casa.

 

  

Ao saber tudo isso, Xiangling ficou com pena e piedade, pois ela, nascida na família rica, nunca soube a pobreza. Ela queria ajudar a moça e a presenteou com a bolsa Suolinnang.

Parou a chuva, dois palanquins se dirigiram a destinos diferentes.

Seis anos depois, ocorreu uma grande enchente em Dengzhou. Xiangling desencontrou o marido e o filho quando tentava escapar a inundação. Ela passou a viver pobre quando chegou a uma região distante da casa. Foi trabalhar como empregada numa família rica e como babá de um menino Tianling de cinco anos.

Num dia, ao entrar por acaso num quarto, Xiangling viu uma bolsa bonita e bordada. Ela reconheceu que era sua. Ela chorou com saudade do passado. O menino falou tudo isso para a mãe Zhao Shouzhen quem ficou rica com preciosidades da bolsa presenteada por Xiangling. Para não esquecer o favor da outra, ela guardou bem a bolsa. Agora, ao identificar Xiangling, ela a tratou como a hospede mais ilustre e ajudou a encontrar seus familiares.

Vivendo junto com o marido, filho e outros familiares, as duas famílias e Xiangling e Zhao Shouzhen, se tornaram amigas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário